Bem antes de fazer as malas para a viagem, vem todo o planejamento de aonde ir e quanto gastar. Nisso, entram as opções de resorts all inclusive, bastante populares no Caribe, mas que também tem seus representantes de peso no Brasil.
No entanto, é bastante difícil entender o que é um all inclusive de verdade, como ele funciona e tudo o que o hóspede tem direito quando o resort que ele se hospeda oferece essa modalidade.
Por isso, vamos ajudar você a entender não só o que é all inclusive, mas também como escolher a melhor opção para você e tudo o que é necessário para ficar atento, fazer um bom negócio e passar suas férias bem tranquilas. Vamos lá?
O que é o all inclusive?
O all inclusive é um regime de hospedagem cada vez mais comum em resorts, no qual, no preço da diária, está inclusa a acomodação, alimentação (café da manhã, almoço, jantar e lanches), bebidas alcoólicas e não alcoólicas, itens de frigobar e entretenimento.
Ou seja, não é preciso gastar nada mais além do preço negociado na diária para ter uma experiência completa em um resort all inclusive. Além disso, você evita aquelas surpresas desagradáveis de um check-out exorbitante bem no finzinho das suas férias. Ufa, que alívio!

O principal ponto que pode gerar alguma confusão em relação ao real significado de um sistema all inclusive, é que, geralmente, o termo aparece apenas associado a alimentação, como se fosse um regime de ‘pensão completa premium’, o que difere-se da realidade.
Qual a diferença de all inclusive, pensão completa e meia pensão?
Um sistema de pensão completa, diferente do all inclusive, oferece café da manhã, almoço e jantar à vontade, mas com bebidas pagas à parte. Isso significa que não há comida e bebida disponível o tempo todo para o hóspede, como no caso de um all inclusive. Na meia pensão, está incluído o café da manhã e mais alguma outra refeição, que pode ser o jantar na maioria dos casos ou o almoço.
Muito mais do que alimentação, apesar de esse item corresponder a uma parcela importante da experiência, entenda, na origem, o que significa all inclusive:
All you can eat – Tudo o que você pode comer
All you can drink – Tudo o que você pode beber
All you can do – Tudo o que você pode fazer
O terceiro item dessa premissa do significado de all inclusive ( ‘do’ – fazer) é muito importante e deve ser levado em conta na escolha do seu resort all inclusive. As opções de entretenimento disponíveis, inclusas no pacote, fazem parte da experiência completa e precisam ser observadas como um item de suma importância. Afinal, acaba sendo a cereja do bolo de todo conforto que uma família vem buscar quando em um resort.

Veja tudo o que há disponível no All Inclusive do Costão do Santinho
Antes de ir ponto a ponto sobre como escolher o all inclusive ideal para você, vamos às origens do termo e sua evolução para esclarecer de vez as dúvidas sobre o real significado desse sistema.
A origem do all inclusive
Apesar de sua popularização nos resorts do Caribe acontecer somente após os anos 2000, o conceito de All Inclusive vem de 1950, criado pela Rede Club Med. Desde então, o pacote que revolucionou a hospedagem incluindo uma série de facilidades no preço da diária, dando comodidade ao hóspede, evoluiu e teve suas adaptações para diferentes realidades.
No Brasil, os resorts all inclusive adaptaram os serviços à realidade brasileira e às particularidades de onde eles estão concentrados. O Costão do Santinho, por exemplo, não abre mão de determinados itens que não estão presentes na maioria dos outros resorts all inclusive, como o serviço de mesa, que está presente na experiência all inclusive. Isso, permite maior conforto e organização ao hóspede, que tem o espumante servido de uma garrafa em sua taça ou o refrigerante em lata.
Uma curiosidade é que, o consumo de vinhos e espumantes no Costão do Santinho é superior à média da maioria dos resorts pé na areia brasileiros, sendo 10 vezes maior em alguns casos. Haja garrafas!
O que considerar na hora de escolher um all inclusive?
Agora que você entendeu o conceito de um resort all inclusive, que é muito mais do que só comida e bebida, veja quais são os pontos principais que você deve levar em conta na hora de decidir por um all inclusive.
Quantidade de restaurantes e sua capacidade de reservas
É comum que haja a oferta de restaurantes especiais ou temáticos no pacote de all inclusive. No entanto, para saber se você realmente vai poder aproveitar esse ponto, esteja atento a quantidade de restaurantes disponíveis no resort bem como a capacidade de atendimento deles.
Por exemplo: se um grande resort possui apenas 2 restaurantes especiais com a capacidade limitada de atendimento, provavelmente você não conseguirá reservar o seu espaço, pois não haverá mais disponibilidade. Portanto, esteja atento a isso.
Como são os restaurantes no all inclusive do Costão?
Além do Nossa Senhora das Ondas, que serve todas as refeições todos os dias e é aberto, o Costão possui 5 restaurantes temáticos reconhecidos pela alta gastronomia: o Kaigan, Trattoria di Mari, Costão Grill, Rancho do Pescador e Vitória, que servem comida japonesa, italiana, carnes e assados, frutos do mar e menu à la carte, respectivamente.
Qualidade dos insumos e das bebidas servidas

Quem hospeda-se num resort all inclusive espera comer e beber com qualidade e isso só será possível pela união de dois fatores: qualidade das matérias-primas utilizadas na produção dos alimentos e a competência de quem os prepara. Veja o que quem se hospedou nesses resorts têm a dizer quanto a isso para garantir uma boa experiência.
Como é a qualidade da comida e da bebida no all inclusive do Costão?
A gastronomia é assunto sério para o Costão, tanto que o resort é reconhecido e desejado pela experiência gastronômica que proporciona. A qualidade dos insumos é item de primeira ordem na pauta, tanto que, por exemplo, os frutos do mar utilizados são sempre frescos, vindo até mesmo da pesca artesanal na Praia do Santinho. Os chefs das cozinhas do Costão tem passagens internacionais, garantindo sabores incríveis. Além do mais, conta com dezenas de rótulos entre vinhos tintos e brancos, espumantes, cerveja, chopp, whisky, vodka, gin e drinks.
Quantidade não é qualidade

Nem sempre uma grande oferta no cardápio é sinônimo de qualidade de um all inclusive. Às vezes, uma carta muito grande de bebidas e drinks, por exemplo, pode impressionar, mas não garante que tudo aquilo estará sempre disponível para você. Portanto, da lista disponível, tente entender o que faz mais sentido para você e disso fazer a sua escolha.
Como é a variedade no Costão?
Os 6 restaurantes do Costão oferecem uma variedade ímpar de experiência gastronômica gabaritada. Na variedade do que beber, vai existir sempre um tipo de bebida ideal para você, que estará sempre disponível nas áreas comuns do resort.
Como funciona o serviço e o atendimento

Resgatando o conceito completo de experiência em um all inclusive, é importante lembrar que ela só estará completa se o serviço e o atendimento em todos os quesitos forem de qualidade. O serviço de bebidas nas mesas deixa o ambiente mais organizado, glamoroso e evita disputas na família para saber quem vai levantar para pegar o vinho, o refri e a cerveja. Além do mais, é menos pessoas circulando pelo salão e menos riscos de acidentes e sujeira.
Como é o serviço e o atendimento no Costão
“O cliente é nosso rei” – essa premissa faz com que o resort coloque a experiência do cliente no all inclusive em um patamar bastante elevado. Nos restaurantes, o serviço na mesa é sempre impecável e a equipe está sempre à disposição. A amabilidade no atendimento também é requisito. Além do bom atendimento nos alimentos e bebidas, a turma do entretenimento recebe muitos elogios no cuidado com os pequenos e com a variedade de atrações que oferece.
Quais são todas as atividades além de comidas e bebidas incluídas

E falando em entretenimento, vamos para o último item da lista, mas não o menos importante. Verifique, além de tudo o que é oferecido, a variedade da programação do hotel. Quais atividades estão inclusas sem que você pague a mais por isso? Que dependências do hotel você pode usufruir livremente? Isso, pois, mesmo em um resort all inclusive, existem áreas, programas ou itens que só podem ser usufruídos em condições especiais. Logo, veja o que mais lhe desperta interesse e verifique se está contabilizado no all inclusive.

Além do mais, com a busca por atividades ao ar livre, é importante perceber se o resort possui áreas que permitam que elas sejam realizadas. Cenários com matas, espaço na areia, grandes áreas abertas e bastante espaço entre as pessoas estão entrando na lista de requisitos de acordo com as novas orientações sanitárias.

Como são as atividades e o entretenimento no Costão?
O Costão tem tem uma das melhores programações culturais e de entretenimento de resorts no Brasil. A programação regular, presente o ano todo, é extensa e começa cedinho, indo até tarde da noite, sendo dividida por faixa etária. Com isso, há a garantia de que todo mundo vai se divertir, sem pagar nada a mais. Isso que um all inclusive que leva a sério o terceiro item da premissa que citamos lá em cima. Além do mais, os pacotes temáticos contam com atrações especiais e até mesmo shows nacionais! Entre os itens pagos à parte, por exemplo, está o SPA – um dos melhores do Brasil – mas que vale a pena conferir.
Qual a diferença entre all inclusive de resort e de cruzeiro

Alguns cruzeiros também oferecem a opção de sistema all inclusive, semelhante aos dos resorts. No entanto, a maioria trabalha com pensão completa e oferece o chamado ‘pacote de bebidas all inclusive’, o que permite que o consumo de determinadas bebidas alcoólicas dependendo das regras de contratação.
Já sabe escolher o seu all inclusive?
Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas em relação aos resorts all inclusive e como você pode escolher o seu de maneira certeira. O que podemos adicionar a este fim é que, como qualquer outra escolha, os prós e contras de cada ponto deve ser levado em conta. De modo geral, aposte na qualidade do atendimento, dos insumos e na variedade de programação.
Ah, e não precisamos nem dizer que o all inclusive do Costão é um dos melhores do Brasil, não é mesmo? E você sabia que é o único all inclusive da região Sul?
Confira todos os pacotes disponíveis e marque agora a sua viagem para curtir com TUDO o que você tem direito! E se tiver alguma dúvida sobre o nosso all inclusive, fala com a gente no site ou pelas redes sociais: Facebook e Instagram!