Vai viajar no feriado? Saiba como se programar em 6 passos!

viajar no feriado

Vai viajar no feriado? Saiba como se programar em 6 passos!

1024 683 Costão do Santinho

Pretende viajar no feriado, mas ainda não organizou o passeio? Esses períodos do ano costumam ser concorridos, por isso é importante planejar a viagem com antecedência para encontrar as melhores opções de hospedagens e passagens, além de evitar imprevistos. 

Um dos primeiros passos para programar a viagem do feriado é definir o estilo dela. Será um passeio com amigos, em família ou uma viagem solo? Você busca locais com muitos atrativos e diversão ou prefere cidades mais tranquilas? Após responder essas perguntas, você poderá escolher o destino mais adequado e tomar outras decisões para garantir uma experiência positiva.

Neste post, separamos algumas dicas para ajudar nessa missão. Continue a leitura e saiba mais!

A importância de programar com antecedência a sua viagem

Sempre que possível, é recomendado planejar a viagem com antecedência, assim você terá mais tranquilidade para definir os detalhes do passeio e aproveitar melhor o destino.

Em épocas de feriado essa atitude será ainda mais significativa. Como muitas pessoas utilizam o período de folga para viajar, a concorrência se torna maior, o que faz com que as boas opções de hospedagem e passagens aéreas se esgotem rapidamente.

Sendo assim, ao programar a viagem do feriado com antecedência você pode alcançar benefícios, como:

  • reserva de hotéis com mais qualidade e melhor custo-benefício;
  • horários mais convenientes para voos ou transporte rodoviário;
  • tempo para montar o roteiro e reservar passeios;
  • economia.

6 passos para programar uma viagem no feriado

Agora que você entendeu a importância de organizar o passeio com antecedência, separamos alguns passos e detalhes para viajar no feriado com tranquilidade e economia. Acompanhe as dicas a seguir! 

1. Analise todos os feriados do ano

Quem tem uma rotina flexível pode optar pela baixa temporada, mas muitas pessoas só conseguem viajar em feriados prolongados e férias, portanto é preciso aproveitar essas datas!

Mesmo que o período seja curto, a oportunidade será ótima para descansar, curtir momentos de lazer ao lado da família e de amigos e conhecer um destino novo. Uma das dicas para ter uma experiência positiva é analisar todos os feriados do ano e escolher as melhores datas para a viagem com antecedência.

2. Defina o destino

O local deve estar alinhado com a época do feriado. Quem deseja curtir dias de sol e praia, por exemplo, pode aproveitar as folgas do início do ano ou do segundo semestre para isso, já que as temperaturas são mais altas nesses períodos. 

Contudo, há ainda outras opções, como montanhas, locais para aventura, cidades históricas, entre outras. Avalie o seu perfil e a duração da viagem para escolher a cidade ideal — em feriados curtos, um destino distante pode não ser a opção mais indicada.

3. Faça um planejamento financeiro 

Como a movimentação de turistas é maior, os custos para viajar no feriado também são mais altos. Dessa forma, é importante definir a viagem com antecedência e organizar as finanças.

Ao fazer isso, você terá mais tempo para levantar os recursos necessários e não voltará com dívidas do passeio. Uma dica é manter uma poupança e separar um montante mensal para as viagens dos feriados. 

4. Pesquise as passagens aéreas

As passagens aéreas consomem grande parte do orçamento da viagem, e comprá-las com antecedência pode ajudar a economizar. Portanto, assim que definir o passeio do feriado, comece a pesquisar as tarifas — quando encontrar bilhetes em promoção ou com bom custo-benefício, não perca a chance! 

Outra dica é dar atenção aos dias e aos horários dos voos para otimizar o tempo e aproveitar ainda mais o destino. Se for possível, procure embarcar um dia antes, ou retornar um dia depois da folga, para encontrar terminais mais vazios.

Se houver a possibilidade de utilizar milhas para adquirir a passagem, essa será uma excelente estratégia para viajar no feriado. Dessa forma, você conseguirá embarcar para locais concorridos com mais economia. 

5. Reserve a hospedagem 

Em destinos badalados, os melhores hotéis costumam se esgotar rapidamente. Se você deseja ficar em uma hospedagem com boa infraestrutura e localização, não deixe a reserva para a última hora.

Pesquise as opções de hospedagem e avalie a infraestrutura, o atendimento e a opinião de outros clientes para definir qual delas oferece o melhor custo-benefício e garantirá uma experiência positiva. 

Algumas pessoas ficam com dúvidas ao escolher entre resort ou hotel. Contudo, além da ampla infraestrutura do resort, outro ponto a se considerar é que esse estilo de hospedagem oferece alimentação inclusa, o que tornará a viagem mais agradável, uma vez que não será necessário enfrentar restaurantes lotados e longas esperas, que são comuns na alta temporada. 

6. Monte o roteiro 

Geralmente, a viagem do feriado acontece em três ou quatro dias, e para conhecer melhor o destino em um período curto é recomendado montar um roteiro. Analise os principais atrativos, veja se eles estarão abertos ou se terão horários diferentes durante o feriado e organize a programação dos dias de lazer. 

Alguns passeios e atrações turísticas possibilitam a compra do ingresso com antecedência pela internet, e essa é uma boa estratégia para evitar filas e longos períodos de espera. Se você não se incomoda em acordar cedo durante a viagem, dê preferência pelos primeiros horários da atração, pois o número de visitantes tende a ser menor no início do dia. 

Para quem não gosta de muita movimentação, a dica é evitar os pontos turísticos mais famosos, já que eles provavelmente estarão lotados. Sendo assim, pesquise locais alternativos ou escolha uma hospedagem com boa infraestrutura para usufruir das comodidades dela e relaxar durante a folga.

Viajar no feriado não precisa ser sinônimo de estresse ou situações negativas. É claro que será necessária uma certa dose de paciência para lidar com a movimentação intensa de turistas. Mas ao planejar o passeio com antecedência você conseguirá encontrar hospedagens com boa localização e infraestrutura, definir a melhor forma de deslocamento e montar um roteiro adequado ao seu perfil para ter uma estadia mais agradável. 

Pretende viajar para Florianópolis no feriado? Então, confira o nosso próximo post e veja 7 locais para incluir no roteiro

Leave a Reply