Conheça os benefícios de viajar na baixa temporada

viajar na baixa temporada

Conheça os benefícios de viajar na baixa temporada

1024 683 Costão do Santinho

Quem consegue tirar férias em datas flexíveis pode aproveitar para viajar na baixa temporada. No Brasil, esse período contempla os meses de março a junho e de agosto a novembro. Contudo, é preciso dar atenção à data e ao destino, já que em algumas regiões a movimentação de turistas pode ser grande mesmo nessas épocas. 

A tranquilidade e o custo-benefício são as principais vantagens de viajar na baixa temporada, mas há ainda outros atrativos. Quer saber quais são eles? Então, continue a leitura e confira o texto que preparamos! 

Por que viajar na baixa temporada?

Viajar na baixa temporada não precisa ser sinônimo de férias monótonas — pelo contrário, nesse período você conseguirá curtir ainda mais o destino. Ao encontrar locais mais vazios será possível passear, tirar fotos e utilizar a infraestrutura e as áreas de lazer do hotel com mais exclusividade, tranquilidade e privacidade, entre outros benefícios.

Muitos turistas já perceberam essas vantagens e começaram a organizar a folga fora da temporada de verão e das férias escolares. Geralmente, o perfil de viajantes fica entre casais e idosos, mas também é comum ver famílias com filhos pequenos.

Quais são os melhores destinos nesse período? 

A escolha dependerá do seu interesse para a viagem e da época do ano. Há muitos destinos interessantes para conhecer no Brasil, e ao fazer isso na baixa temporada você encontrará um ambiente mais tranquilo para curtir as férias.

Contudo, como o nosso território é extenso, é importante analisar o clima e a frequência de chuvas da região para não ter surpresas negativas e conseguir aproveitar bem o passeio. Veja abaixo algumas sugestões para visitar na baixa temporada!

Caldas Novas

Caldas Novas é conhecida por suas águas termais e é uma boa alternativa para aproveitar dias de lazer e descanso nesse período, já que os clubes e hotéis ficam mais tranquilos. Para quem gosta de programação noturna, a dica é ir até os bares da região central.

Ouro Preto

Conhecer Ouro Preto durante o verão pode ser uma missão e tanto, além da temperatura mais quente, as chuvas comuns da estação podem dificultar o passeio pelas ruas e ladeiras de pedras, que são características da cidade. Sendo assim, procure viajar na baixa temporada, quando o clima é mais agradável, para aproveitar o destino com mais conforto.

Florianópolis

A cidade costuma ter temperaturas amenas e dias mais secos durante boa parte da baixa temporada. Os dias ensolarados facilitarão os passeios ao ar livre e você poderá visitar as praias, fortalezas e o centro histórico, fazer trilhas, conhecer bairros com influência açoriana, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, entre outras atividades. 

Quais são as vantagens de viajar na baixa temporada?

Ao viajar nos meses menos concorridos do ano, você encontrará uma série de benefícios e poderá até investir mais na categoria do hotel e nos passeios durante a viagem, uma vez que os valores normalmente são mais atrativos. Veja abaixo as principais vantagens da baixa temporada! 

Passagens aéreas mais econômicas

Como a procura é menor, as tarifas aéreas costumam ser mais baratas, ou seja, uma ótima notícia para quem pretende viajar de avião, não é mesmo? Se você tiver datas flexíveis ao longo da semana, ainda poderá encontrar preços mais interessantes. Portanto, não deixe de pesquisar bem e ficar de olho nas promoções! Utilize sites para busca de passagens e analise os preços em mais de uma companhia aérea para encontrar o melhor custo-benefício.

Melhor custo-benefício em hotéis

Viajar na baixa temporada representa uma economia na hospedagem, e você ainda tem a chance de reservar hotéis com qualidade superior, que em outras épocas poderiam ficar fora do seu orçamento.

Quem deseja se hospedar em resorts, por exemplo, encontra diárias mais acessíveis nesse período e consegue curtir as férias e a infraestrutura do local com mais sossego. 

Deslocamento tranquilo

Quem já viajou durante as férias escolares e em vésperas de feriado sabe que a movimentação nas estradas e nos aeroportos é intensa. É preciso programar o deslocamento com antecedência, se preparar para filas no embarque e estacionamento cheio, entre outros incômodos. 

Por outro lado, ao optar por épocas alternativas, essas situações acontecem com menos frequência, ou seja, o percurso será mais tranquilo e você não terá estresse com excesso de carros e pessoas, trânsito no destino etc. Nessa situação, vale a pena até programar uma viagem de carro para cidades próximas e curtir o fim de semana em um local diferente.

Paisagens mais bonitas

As paisagens são bonitas ao longo de todo o ano. Mas durante a baixa temporada elas ficam ainda mais encantadoras. Embora as estações por aqui não sejam tão marcantes como em outros países, é possível perceber algumas variações. 

Quem visita destinos de montanha durante o outono, por exemplo, tem a chance de observar e registrar árvores com folhas em tons alaranjados que deixam a paisagem mais charmosa. Já na primavera, os tons coloridos das flores ganham destaque. Ipês amarelos e brancos, jacarandá com flores roxas, entre outras espécies, embelezam ruas, parques e estradas e deixam o passeio ainda mais especial. 

Tranquilidade para aproveitar os pontos turísticos e outros atrativos do destino 

Outra grande vantagem da baixa temporada é conseguir fazer passeios, visitar pontos turísticos e ir a restaurantes com mais facilidade. Além disso, como não haverá tantas filas e longos períodos de espera, você poderá encaixar outras atividades no roteiro e esticar o passeio até locais menos conhecidos.

Possibilidade de encontrar pacotes e promoções

Quem prefere organizar o passeio com agências de viagens encontra valores mais atrativos na baixa temporada. Os pacotes variam de acordo com o destino e as estratégias das empresas, mas em muitos casos os descontos ficam em torno de 30%. 

O Brasil tem inúmeros locais interessantes, e viajar na baixa temporada pode ser uma boa estratégia para visitá-los e conhecê-los melhor. Com mais tempo e tranquilidade você pode aproveitar os dias de férias para descansar, curtir a paisagem, passear por áreas menos turísticas, provar a gastronomia local, entre outras experiências. Sem dúvida, voltará com a energia revigorada e mais disposição para os compromissos diários. 

E você, já viajou na baixa temporada? O que acha desse período? Conte nos comentários!

Leave a Reply