• By Costão
  • 12 de dezembro de 2019

Os principais cuidados para quem vai viajar de carro

viajar de carro

Os principais cuidados para quem vai viajar de carro

1024 683 Costão do Santinho

Vai viajar de carro e ainda não começou os preparativos? Essa pode ser uma excelente oportunidade de passar um tempo com a família, apreciar belas paisagens e conhecer um novo destino, mas é preciso tomar alguns cuidados!

Independentemente do estilo de transporte, ao sair de férias é recomendado montar o roteiro dos locais que deseja conhecer, reservar hotéis, entre outras etapas. Contudo, por se tratar de uma viagem de carro, ainda há outros passos significativos, como a manutenção do veículo, a documentação e as rotas de deslocamento.

Diante disso, é importante fazer um bom planejamento para a viagem. Neste texto, separamos algumas dicas para ajudar nessa missão. Continue a leitura e saiba mais! 

Faça a revisão do veículo 

Se você pretende viajar com o seu carro, um ponto fundamental é fazer a revisão antes de pegar a estrada. Leve o seu veículo em um estabelecimento confiável para analisar a integridade dele e garantir a segurança da sua família. Entre os itens que devem ser avaliados estão:

  • desgaste de peças;
  • revisão do óleo e água; 
  • pneus e estepe;
  • alinhamento e balanceamento;
  • bateria;
  • luzes de sinalização;
  • sistema de freios. 

Além da revisão, é necessário conferir se a documentação do carro está em dia, os dados do seguro e a validade da carteira do motorista. Ao separar esses itens, aproveite para guardar os documentos dos viajantes, como carteira de identidade ou certidão de nascimento, carteira do plano de saúde etc. 

Analise a rota com antecedência

Outra dica para viajar de carro de forma agradável e segura é analisar a rota com antecedência. Verifique os melhores caminhos, as condições da estrada, se há pedágios, entre outros itens e se prepare para isso. 

Aplicativos como o Waze e o Google Maps são úteis para programar o deslocamento, conferir as condições do trânsito e encontrar postos de combustível e outros estabelecimentos pelo caminho.

Se o trajeto for longo, vale a pena programar algumas paradas para refeição ou mesmo para pernoite. Nesse caso, pesquise os hotéis para não ter imprevistos e problemas com qualidade ao selecionar uma hospedagem às pressas. 

Algumas pessoas aproveitam a flexibilidade do transporte terrestre para conhecer mais de uma cidade na mesma viagem, e essa pode ser uma boa opção para as férias. Ao fazer turismo no Sul do Brasil, por exemplo, você tem a chance de apreciar belas paisagens e conhecer destinos de praia, montanha etc. 

Confira a acomodação das crianças

Para viajar de carro com crianças pequenas ainda é necessário dar atenção à acomodação delas. Bebês e crianças com até quatro anos precisam de cadeirinhas específicas, de acordo com o peso e a idade. Já as crianças com até sete anos, devem viajar acomodadas em assento de elevação e com o cinto de segurança de três pontos.

Antes de iniciar a viagem, confira se os equipamentos estão de acordo e a correta fixação deles. 

Não saia com pressa

Sair com pressa pode fazer com que você deixe itens importantes para trás ou esqueça alguma janela aberta em casa, por exemplo. Sendo assim, programe um horário para sair, avise os familiares e deixe a maioria dos itens organizados no dia anterior. Fazer uma lista também pode ajudar. Nesse caso, inclua itens como:

  • conferir se portas e janelas estão fechadas;
  • tirar eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas; 
  • retirar o lixo da casa;
  • guardar as bagagens no carro; 
  • levar carregador veicular;
  • providenciar a playlist da viagem;
  • levar água e aperitivos;
  • separar dinheiro para pedágio.

Além disso, antes de sair de casa, faça uma refeição leve e procure descansar bem. Pegar a estrada com sono ou com algum mal-estar pode atrapalhar os seus reflexos e o seu desempenho ao volante.

Separe aperitivos para a viagem

Se a viagem for longa ou se você estiver com crianças vale a pena providenciar alguns aperitivos para se alimentar e se hidratar durante o percurso. Leve frutas, biscoitos, castanhas, água e outros itens que a família goste.

A estratégia será positiva caso você não encontre áreas de conveniência pelo caminho ou se houver trânsito. Assim, a viagem se torna mais agradável. 

Não abuse da velocidade

A viagem de carro deve ser um momento de descontração e lazer, entretanto, alguns motoristas abusam da velocidade e colocam a vida deles e de outras pessoas em perigo. 

Para fazer um passeio com segurança é fundamental respeitar a velocidade das estradas e as regras de trânsito. Por isso, mantenha a calma e evite atitudes imprudentes ao volante. Algumas dicas para uma direção segura são:

  • não utilize o celular enquanto dirige;
  • pare no acostamento apenas em situações de emergência;
  • só faça ultrapassagens em áreas permitidas, observe a sinalização;
  • mantenha uma distância segura do veículo da frente.

Ao planejar a viagem, analise o tempo para deslocamento considerando a velocidade das estradas, o tempo de parada para refeições, imprevistos com trânsito etc. Dessa forma, você conseguirá programar a saída de casa com antecedência e fazer o percurso com mais tranquilidade.

Tenho um kit de primeiros socorros

Ao viajar de carro, tenha sempre um kit de primeiro socorros por perto, pois isso ajuda a eliminar pequenos desconfortos sem precisar mudar a rota para ir até uma farmácia. Você pode incluir remédios para dor de cabeça, enjoo e febre, curativos, entre outros itens que considerar necessário.

Contudo, vale a pena lembrar que a automedicação não é recomendada, por isso, fale com o seu médico antes de separar os remédios. 

Pense no entretenimento durante a viagem 

Se o percurso for longo, uma dica para deixá-lo mais agradável é providenciar itens para o entretenimento, especialmente se você for fazer uma viagem em família com crianças, já que elas costumam ficar entediadas com facilidade.

Sendo assim, prepare playlists para a viagem, tenha vídeos, séries e jogos no smartphone etc. Você também pode pensar em brincadeiras simples para fazer com as crianças no carro, como jogo de adivinhação, observação e contação de histórias.

Esses são os principais cuidados para viajar de carro. Ao seguir esses passos você garante a segurança e o conforto dos passageiros, evita imprevistos e consegue aproveitar melhor o passeio. 

Gostou das dicas? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais para que os seus amigos também saibam como organizar uma viagem de carro!

Leave a Reply