• By Costão
  • 13 de setembro de 2019

Uma homenagem a André Schmitt, arquiteto do Costão

Uma homenagem a André Schmitt, arquiteto do Costão

1024 683 Costão do Santinho

O arquiteto André Schmitt, responsável por desenhar e dar vida a estrutura do Costão do Santinho, despede-se hoje de seus amigos do Resort. André deixa um legado de grandes atuações na arquitetura da cidade. Ele que chamava a si mesmo “desenhador urbano”, criou espaços e estruturas para aproximar pessoas, trazendo sempre consigo uma preocupação com as causas ecológicas e culturais da região.

Seu trabalho no Costão do Santinho, em meados dos anos 80 quando liderava o escritório Desenho Alternativo, abrangeu a pesquisa feita anteriormente em Marbella, na Espanha, por Fernando Marcondes, fundador do empreendimento. A pesquisa inspirou a criação de 14 Vilas Portuguesas e um hotel. A construção das vilas começou em janeiro de 1990. Hoje, com mais de 20 anos de história, o Costão do Santinho tornou-se uma megaestrutura que iniciou lá atrás com o primeiro projeto de André Schmitt. 

Schmitt é referência em arquitetura e urbanismo em Santa Catarina. No ano passado recebeu a medalha do mérito Virgílio Várzea, pelos serviços prestados. A partir de suas mãos, nasceram projetos como o Costão do Santinho Resort, o Plano de Urbanização da Praia Brava e um “masterplan” para o Jardim Botânico de Florianópolis.

A equipe do Costão guarda um grande carinho pela amizade construída ao longo dos anos, e agradece imensamente a dedicação de André Schmitt no trabalho conjunto para a realização desse sonho.

Leave a Reply