Separamos 7 opções incríveis para fazer turismo no Sul do Brasil

turismo no sul do brasil

Separamos 7 opções incríveis para fazer turismo no Sul do Brasil

1024 767 Costão do Santinho

Gosta de viajar? Precisa de um tempo longe do trabalho e das preocupações do dia a dia? Então, o que acha de conhecer algumas opções de turismo no Sul do Brasil ideais para você e para a sua família?

O Sul do país, que abrange os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, apresenta paisagens de tirar o fôlego e uma cultura diversificada em razão do processo de colonização de séculos passados, sobretudo de povos advindos da Europa. Por esse e por outros motivos, a região atrai turistas de todos os cantos em diferentes épocas do ano.

Quer conhecer um resort e algumas praias em Santa Catarina? O Jardim Botânico e a Ilha do Mel no Paraná? Um famoso Parque Nacional no Rio Grande do Sul? Neste artigo, embarcamos nessas e em outras opções que encantam muitos viajantes e vão encantar você também. Confira!

1. Praia Mole, Santa Catarina

Vamos começar com uma praia linda e agitada? Localizada bem no meio da ilha de Florianópolis e próxima à Lagoa da Conceição, a Praia Mole é considerada uma das mais bonitas da cidade e uma das melhores opções para os surfistas e para quem deseja aproveitar o clima da ilha.

O acesso à praia, com suas águas límpidas e cristalinas, se dá por uma pequena trilha. Lá há bares, quiosques, música ao vivo e muita gente procurando por diversão.

2. Ilha do Mel, Paraná

Você pode chamar de Ilha do Mel ou apelidar de “pedaço de paraíso”: o local oferece aquele tipo de paisagem que fica fixada na memória dos turistas, e é ideal para todo tipo de público, como famílias, jovens ou casais. Há hospedagens econômicas ou mais sofisticadas, e é possível encontrar variedades gastronômicas — vale ressaltar que os frutos do mar se destacam!

Quem pretende fazer turismo no Sul do Brasil e escolhe esse destino deve saber que a experiência já começa antes mesmo de chegar ao local, já que o acesso à ilha (que se divide em duas áreas) se dá apenas por meio de barcos que partem de Paranaguá ou de Pontal do Sul — durante esse trajeto, é possível até encontrar golfinhos! Veja quais pontos conhecer:

  • Gruta das Encantadas;
  • Farol das Conchas;
  • Fortaleza.

3. Parque Nacional de Aparados da Serra, Rio Grande do Sul

O que acha de um passeio diferente? O Parque Nacional de Aparados da Serra é uma unidade de conservação ambiental localizada na fronteira entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O parque oferece uma experiência única: nele, encontram-se espécies protegidas que podem ser vislumbradas durante as trilhas, e em alguns pontos do percurso é possível fazer piquenique e tomar banho de rio.

Além disso, há atrativos como o Cânion Itaimbezinho, com paredes que medem 5,8 km de extensão, cerca de 600 metros de largura e 700 de profundidade, e opções de trilhas, como:

  • Trilha do Cotovelo;
  • Trilha do Vértice;
  • Trilha do Rio do Boi.

4. Barra da Lagoa, Santa Catarina

Mais um dos paraísos que encontramos em Florianópolis, a Barra da Lagoa é uma praia cheia de atrativos. A água cristalina reserva pontos ideais para o surfe e para os banhistas, e no inverno dá lugar a pesca artesanal da tainha, uma atividade rica de cultura realizada pelos pescadores da comunidade. Veja a lista de atrativos:

  • Prainha da Barra, um cantinho paradisíaco ao lado da Barra;
  • Piscinas Naturais, entre a Barra da Lagoa e a praia da Galheta há um fenda no Costão, que cria piscinas de água cristalina em dias de mar calmo;
  • Canal da Barra, local de encontro da Lagoa da Conceição com o oceano;
  • Saída do passeio para a Ilha do Campeche no sul de Florianópolis;
  • Bons restaurantes de frutos do mar;

5. Jardim Botânico, Paraná

Localizado em Curitiba, o famoso Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter não poderia deixar de fazer parte desta lista. O ponto turístico presenteia os visitantes, logo na entrada, com os seus tapetes de flores. Mais ao final, conta com uma estufa imponente e, ao mesmo tempo, delicada — ela é climatizada, abriga espécies vegetais deste e de outros países e a sua construção foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

Além da estufa e dos jardins, você também poderá conhecer o Espaço Cultural, o Museu Botânico e o Jardim das Sensações. Opção ideal para a família!

6. Costão do Santinho, Santa Catarina

Quem deseja fazer turismo no Sul do Brasil, certamente vai querer viver esta experiência. Localizado ao norte, em um dos paraísos de Santa Catarina, o Costão do Santinho é um resort bem em frente à praia: sim, é acordar e já estar com o pé na areia!

Além de contemplar, dia e noite, a beleza natural que cerca esse premiado resort, veja com o que mais você pode contar:

  • sistema all inclusive;
  • instalações esportivas com campo de golfe, tênis e piscinas;
  • variedades gastronômicas;
  • apresentações de cantores famosos;
  • SPA de luxo;
  • sala de jogos;
  • estacionamento e Wi-Fi gratuitos.

Para aqueles que gostam de aventuras, é possível percorrer 7 tipos de trilhas no Morro dos Ingleses e no Morro das Aranhas, localizados nas proximidades do resort. Os percursos variam níveis de dificuldade, possibilitando visitantes de qualquer faixa etária a conhecer a biodiversidade local.

7. Cânion Guartelá, Paraná

Se você e a sua família são fãs de aventura e ecoturismo, temos mais uma opção excelente: o Cânion Guartelá! Localizado no município de Tibagi, oferece paisagens deslumbrantes e é o sexto maior cânion do mundo: é um patrimônio natural e também arqueológico, já que há pinturas rupestres no local.

Dá para fazer trilhas, com nível moderado de dificuldade, para conhecer melhor a região — lembrando que o acompanhamento de um guia é sempre recomendado. Veja alguns atrativos:

  • Portal de Pedra, para visualizar as pinturas rupestres;
  • panelões, formações rochosas no rio semelhantes a banheiras de hidromassagem naturais;
  • cachoeira da Ponte de Pedra;
  • mirante com vista para o Rio Iapó;
  • duas trilhas para fazer, a básica e a completa.

As formações rochosas e a biodiversidade do lugar são bem características, e elas auxiliam a formação das lindas paisagens vistas por turistas. Dá vontade de correr para fazer as malas, não é?

E então, gostou deste post? Aqui, vimos alguns locais incríveis para fazer turismo no Sul do Brasil. Apresentamos opções para todos os gostos, desde resort e praias belíssimas até cânions, Jardim Botânico e Parque Nacional. E você, já escolheu o seu próximo destino?

Para ter acesso, em primeira mão, a mais conteúdos como este, é fácil e rápido: assine agora mesmo a nossa newsletter!

Leave a Reply