Saiba construir um roteiro de viagem com estes 6 passos

roteiro de viagem

Saiba construir um roteiro de viagem com estes 6 passos

1024 683 Costão do Santinho

Finalmente, férias! Todos merecem esse tempo para relaxar o corpo e a mente, focar no bem-estar e, por que não, viajar. Conhecer novos lugares ou retornar àqueles que você mais gosta — como uma praia ou até mesmo um resort que proporcionou momentos inesquecíveis — é uma ótima maneira de colecionar memórias e viver boas experiências. É preciso pensar, no entanto, que todo o planejamento começa no roteiro de viagem.

Se você já se decidiu pelo destino, chegou a hora de colocar os próximos detalhes da viagem na ponta do lápis para que tudo saia conforme o esperado. Assim, você pode focar em aproveitar ao máximo o momento sem se preocupar com contratempos ou ter dores de cabeça que atrapalhem a diversão.

A seguir, falamos um pouco mais sobre a importância do roteiro de viagem e reunimos 6 passos interessantes para guiar você na preparação do seu. Vamos conferir?

Por que é importante ter um roteiro de viagem?

Para explicar a importância de um roteiro de viagem, começaremos com um exemplo simples e que pode até mesmo soar familiar para alguns. Imagine que você finalmente vai tirar do papel o sonho de conhecer determinado lugar. Com ansiedade, comprou os bilhetes, reservou a hospedagem, fez as malas e partiu rumo ao destino escolhido.

Chegando lá, percebeu que todas as atrações de seu interesse, bem como estabelecimentos importantes — restaurantes, farmácias, mercados etc. — ficavam totalmente fora de mão em relação ao hotel escolhido. Por causa desse contratempo, precisou gastar grande parte do orçamento com transporte. Além disso, não sabia que o custo com a alimentação era mais alto do que imaginava, portanto, lá se foi o restante do dinheiro que você tinha para curtir o destino.

Caso tivesse feito um planejamento da viagem, todos esses problemas poderiam ter sido evitados com facilidade. É justamente esse o objetivo do roteiro: facilitar a vida do viajante, otimizar tempo e eliminar dores de cabeça. Essa etapa de organização é necessária e até mesmo prazerosa. Acredite: ao pesquisar todos os detalhes, aquele friozinho na barriga e a vontade de colocar os pés na areia, por exemplo, só vão aumentar a sua animação!

Como montar um roteiro de viagem?

Bom, ficou clara a importância do roteiro de viagem para aproveitar o seu destino com mais tranquilidade, economizando tempo e dinheiro e eliminado o risco de imprevistos, certo? A dúvida que resta é: por onde começar?

Nós pensamos nisso e, para auxiliar você nessa missão, reunimos os principais passos para montar um roteiro de viagem com eficiência. Acompanhe as dicas abaixo!

1. Comece definindo o orçamento disponível

Saber de antemão o quanto de dinheiro será gasto com a viagem é muito importante para evitar que esse tópico venha à tona durante os seus momentos de lazer. Afinal, quando estamos de férias, queremos desligar a mente de tudo aquilo que nos remete à rotina, como o planejamento financeiro e as despesas do dia a dia, não concorda?

Por isso, prepare um orçamento. O ideal é que você comece a reunir a quantia desejada com antecedência, mas, se esse não for o seu caso, não se preocupe nem se aborreça. Basta montar o roteiro de forma a equilibrar os seus objetivos — ou seja, aquilo que pretende fazer no destino, qual é o tipo de hospedagem desejada (hotel? Resort?) etc. — à quantia disponível.

2. Planeje a duração da viagem

Quanto tempo você pretende ficar no destino escolhido? É preciso que essa informação seja, também, definida com antecedência, até mesmo para ajudar no planejamento financeiro que mencionamos acima.

Trata-se de um fator que pode ser definido de acordo com o lugar a ser visitado. Veja o que desperta o seu interesse na cidade e nos arredores e utilize ferramentas, como o TripAdvisor, para tomar nota das recomendações de outros turistas. Muitas vezes, é preciso reservar um dia inteiro do seu roteiro para aproveitar uma única atração ao máximo. Por isso, é importante pensar em tudo.

3. Veja como estará o clima do destino

Nunca viaje sem antes verificar a previsão de tempo para o local ou as condições climáticas do destino. Se a sua ideia é pegar uma praia, por exemplo, é interessante optar por épocas nas quais as temperaturas são mais quentes e com menos chances de chuvas.

De todo jeito, essas informações servirão de base também para a preparação das suas malas. Imagine ir para um lugar frio sem ver o quão baixas as temperaturas podem chegar? Colocar apenas alguns casaquinhos na bagagem não será suficiente e você provavelmente terá que gastar no local com roupas apropriadas. O mesmo vale para o contrário, no calor.

4. Faça uma lista com as atrações de interesse

As atrações de interesse são uns dos pontos-chave de qualquer roteiro de viagem. Afinal de contas, sobretudo quando queremos conhecer um lugar novo, temos aquela ansiedade de visitar certos monumentos, ver de perto alguma obra de arte, experimentar comidas típicas em um restaurante de tradição ou até mesmo fazer atividades diferentes na natureza.

Saber quais dessas atrações requerem ingressos (e quais são os valores dos bilhetes) ou agendamento prévio elimina frustrações e torna a diversão garantida. Por isso, faça uma lista e coloque-a em seu roteiro, estipulando em quais dias cada atividade será realizada, o custo (caso haja) e como será o seu deslocamento para esses pontos — dica que abordaremos a seguir.

5. Estude as opções de deslocamento

Bom, com as atrações em mãos, é hora de pensar em como será o seu deslocamento até o destino e dentro dele. Trace as rotas e faça uma estimativa dos gastos. Pode ser que, para a sua viagem, o mais recomendado seja ir de avião e alugar um carro no local, por exemplo.

6. Procure por uma hospedagem estratégica

Não tem como falar de roteiro de viagem sem tocar em um dos fatores mais importantes: a hospedagem. É claro que, muitas vezes, estamos tão empolgados com o destino que o lugar em que passaremos a noite pode até parecer insignificante. No entanto, a depender do objetivo da sua viagem, o hotel ou resort escolhido pode superar expectativas.

Sendo assim, pense naquilo que você quer fazer e encontre a opção de hospedagem mais estratégica. Está a fim de diversão com a família, com programação garantida para as crianças e opções de relaxamento e lazer para os adultos? Um resort all inclusive é a opção perfeita.

Assim, você curte tudo o que o local tem a oferecer em termos de infraestrutura e não precisa pensar em gastos extras com alimentação ou atividades de lazer fora do resort, já que tudo estará ali, em um único lugar. Interessante, não é mesmo?

Com as dicas deste post, você tem as informações que precisa para tirar de letra a missão de montar um roteiro de viagem de primeira. Tendo tudo bem planejado, basta arrumar as malas, ativar o “modo férias” e partir rumo ao destino escolhido! Assim, o tempo que tem será todo destinado ao lazer, à diversão e ao relaxamento — sem espaço para contratempos.

Pretende levar as crianças junto? Aproveite que está aqui e confira outro post que ajudará o seu planejamento: 5 destinos para aproveitar com os pequenos. Te esperamos por lá!

Leave a Reply