Resort ou hotel: conheça as diferenças entre os dois e saiba qual escolher

resort ou hotel

Resort ou hotel: conheça as diferenças entre os dois e saiba qual escolher

1024 719 Costão do Santinho

As suas férias estão chegando e você está planejando uma viagem? Depois de decidir o destino, resta ainda uma dúvida: resort ou hotel? Apesar de mais populares quando o assunto é acomodação, nem sempre os hotéis são adequados para o objetivo do viajante, já que o resort, geralmente, oferece mais opções de entretenimento e lazer.

Quando o assunto é conforto, no entanto, os dois — dependendo do porte, da avaliação etc. — despontam como ótimas opções. Quer saber mais diferenças entre esses tipos de acomodação? Continue a leitura e confira!

Hotéis

Hoje, existe uma grande disponibilidade de opções de hotéis, que vão desde as mais simples — normalmente escolhidas por quem não pretende passar muito tempo — até as mais luxuosas, com direito a vista panorâmica, SPA e até elevador privativo. As acomodações variam de acordo com o tipo (básico, standard ou premium, para citar alguns) e infraestrutura, embora alguns itens sejam de praxe, como frigobar e armário para guardar os pertences.

Acessibilidade e moderação

Atendendo a todos os públicos, alguns hotéis também costumam apresentar opções de lazer, como sauna, piscina e academia, bem como apresentações artísticas (em ocasiões especiais, que reúnem uma quantidade expressiva de hóspedes — como feriados prolongados e datas comemorativas e temáticas) e atividades interativas.

Alguns hotéis têm a opção de pensão completa, isto é, o hóspede tem direito a café da manhã, almoço e jantar, já inclusos na diária paga. Outros, oferecem apenas a primeira refeição inclusa, mas disponibilizam as demais em um restaurante no próprio edifício, com pratos à la carte para os clientes — essa é a prática mais comum. Há, ainda, os que não ofertam o café da manhã, apenas a acomodação (ou cobram o buffet à parte).

Viagens corporativas

Geralmente, os hotéis são a escolha das empresas na hora do planejamento de uma viagem de negócios. Isso se deve, em parte, pela disponibilidade de parcerias corporativas e pelos preços mais competitivos — o que também acontece com companhias aéreas e até grandes redes de restaurantes.

Avaliação da estadia

Os hóspedes, inclusive, podem avaliar, desde a infraestrutura do hotel, até a comida que foi oferecida, conforto, localização e, assim, ajudar a aprimorar as condições do estabelecimento e a sua reputação.

Resorts

Já o resort é a opção ideal para uma viagem de férias, seja em família, com os amigos ou ainda desacompanhado. Sinônimo de conforto, ele é capaz de reunir inúmeras atividades no mesmo ambiente e agradar até o hóspede mais exigente. E essa característica não se resume apenas às acomodações: há abundância nos tipos de comida, lazer e comodidades diversas.

Opções de lazer para todas as idades

Não importa se você vai viajar com crianças ou não: os resorts oferecem instalações recreativas e áreas para a prática de esportes. Além disso, geralmente a localização é um atrativo à parte, afinal, eles são construídos fora das áreas urbanas, o que permite um contato maior com a natureza e garante fotos incríveis, em paisagens de tirar o fôlego!

Localização privilegiada

E por falar em localização, outro diferencial é que nem sempre é preciso se distanciar muito da cidade em que você mora. Ou seja, representa uma ótima opção para quem deseja apenas conhecer um novo lugar, descansar e aproveitar o fim de semana.

Um dos objetivos dos resorts é proporcionar uma experiência ímpar a seus clientes: oferecer o máximo de conforto e comodidade. Está precisando dar um trato no visual? Tem profissionais de beleza à disposição. Comeu algo que não fez bem? Basta procurar a farmácia disponível nas instalações.

Diferencial all inclusive

Falando em conforto, não podemos deixar de citar a modalidade all inclusive. Para explicar de forma simples, nesse sistema de hospedagem todas as comodidades oferecidas pelo resort — incluindo comida, bebida, opções de lazer, entre outros — fazem parte da diária, ou seja, estão à sua disposição sem custo adicional.

Mas, na prática, o que essa modalidade inclui? Entre os melhores resorts, isso quer dizer que você terá direito a bebidas (como água, sucos, refrigerantes e drinks), o que também inclui o abastecimento do frigobar da acomodação. Além disso, o hóspede all inclusive ainda tem acesso a todos os restaurantes e bares do complexo, respeitando o horário de funcionamento.

Quando o assunto é lazer, podemos citar atividades como:

  • sandboard nas dunas;
  • slackline (esporte de equilíbrio que consiste em andar sobre uma fita elástica, alinhada entre dois pontos fixos, que estimula o foco e a concentração);
  • trilhas ecológicas;
  • academia, com atividades diversas (zumba e Pilates, por exemplo);
  • paintball;
  • tênis;
  • golfe.

É comum também existirem atividades voltadas especificamente para o público infantil, com uma programação exclusiva para garantir a diversão e satisfação de toda a família.

Analisando as opções

Agora que você conheceu a estrutura e os benefícios dos hotéis e dos resorts, é preciso ter alguns pontos em mente antes de escolher a melhor alternativa para você e os seus acompanhantes.

Para tomar essa decisão, você deve analisar o objetivo da viagem, assim como as atividades e comodidades que pretende ter acesso durante a estadia. Por exemplo, se você está em busca apenas de descanso e só pretende sair do quarto para comer, ou seja, não existe a pretensão de realizar atividades ou passeios, talvez um hotel atenda as suas necessidades. Da mesma forma, se você quer conhecer os arredores do local e voltar para a hospedagem apenas para dormir, ou se está em uma viagem a negócios, essa também pode ser a melhor escolha.

Por outro lado, se o intuito da viagem é misturar tranquilidade e diversão, com direito a pé na areia e uma experiência all inclusive, o resort pode ser a melhor alternativa para viver essa experiência. Ele também é indicado para quem vai viajar com crianças, mas, ao mesmo tempo, quer relaxar, afinal, o complexo oferece diversas atividades, que vão entreter os pequenos, enquanto você descansa na praia ou na piscina.

Como visto, a decisão entre resort ou hotel deve ser feita levando em consideração vários pontos, como o objetivo da viagem, as demandas para o período de hospedagem, entre outros. Portanto, use as dicas deste post para fazer a melhor escolha para você e a sua família e boas férias!

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e divida as informações com os seus amigos e familiares!

Leave a Reply