Praias no Sul do Brasil: 9 opções para você conhecer e se encantar

praias no sul do brasil

Praias no Sul do Brasil: 9 opções para você conhecer e se encantar

1024 767 Costão do Santinho

A região Sul é um destino muito procurado nas férias de inverno. Afinal, as suas cidades costumam apresentar baixas temperaturas durante todo esse período. Mas não é apenas o frio que encanta os turistas, já que todos os anos há procura por atrativos que possam ser aproveitados no litoral.

Florianópolis representa um dos lugares favoritos quando o assunto é relaxar, colocar o pé na areia e curtir belas paisagens à beira-mar. Pensando nisso, criamos uma lista com alguns dos melhores pontos turísticos para você conhecer na região.

Vamos começar? Veja agora 9 praias no Sul do Brasil que merecem a sua visita!

1. Lagoinha

Águas azuis, tranquilas e com poucas ondas são o ponto de destaque desse local paradisíaco. Não é à toa que recebeu o nome de Lagoinha. Tal característica faz dessa praia a opção perfeita para pessoas que desejam se banhar com segurança e sem pressa para ir embora.

A calmaria também atrai famílias com crianças pequenas e alguns praticantes da modalidade stand up paddle. A região ganha um pouco mais de movimento no início do inverno, quando vários grupos passam a se preparar para a Pesca da Tainha.

2. Jurerê Internacional

Localizada no Norte da Ilha de Santa Catarina, é a praia mais famosa e badalada da capital. Portanto, se você curte agito e gosta de conhecer pessoas, talvez esse seja o destino ideal em Florianópolis. A estrutura da região é de alta qualidade e engloba diversos empreendimentos imobiliários.

A melhor época para visitar, claro, é o verão. Nos meses mais quentes os restaurantes, os bares e as casas noturnas de Jurerê Internacional ficam bastante movimentados. Isso porque promovem shows com a participação de artistas e festas conduzidas por DJs renomados.

3. Praia do Santinho

Com belas dunas e água limpa, é um ótimo lugar para caminhar e observar a natureza. É considerada uma das melhores praias no Sul do Brasil por conta do conforto que proporciona em meio a cenários naturais. No local é possível acessar o Morro das Aranhas e explorar diferentes trilhas.

Outro atrativo presente na Praia do Santinho é o Museu Arqueológico, que contém vestígios pré-históricos da civilização dos Sambaquis. Tudo pode ser conferido na encosta do morro, durante um passeio tranquilo ou após uma corrida pela faixa costeira.

4. Praia Mole

Localizada na parte Leste de Florianópolis, a Praia Mole leva esse nome por conta da sua areia solta e macia. É procurada por diversos públicos porque reúne atrativos para todos os gostos e necessidades. As práticas de esportes radicais, como surf e parapente, são comuns no local.

Mas não são apenas atletas que buscam a orla. Jovens, famílias e mochileiros que curtem turismo no Sul do Brasil visitam a região para fazer trilhas, descansar sobre a areia e até para provar os quitutes servidos em alguns dos restaurantes instalados nas proximidades.

5. Campeche

Da mesma forma que a Praia do Santinho, essa opção é ideal para quem curte a calmaria e o contato com a natureza. Isso porque fica afastada do centro de Florianópolis e preserva a tranquilidade das antigas comunidades pesqueiras. Inclusive, dependendo do dia e do horário, é possível se deparar com uma orla praticamente vazia.

Um aspecto que atrai turistas curiosos é a Ilha do Campeche, que pode ser vista da praia e acessada de barco. Os passeios a esse incrível local em meio às águas acontece com frequência. Então, vale a pena se planejar e agendar uma visita a esse destino que é comparado aos paradisíacos cenários caribenhos.

6. Praia dos Ingleses

A Praia dos Ingleses é outra opção que não pode ficar de fora da lista de melhores praias no Sul do Brasil por conta da variedade de atrativos que reserva. Além da faixa litorânea com 5km de extensão, o local abriga bares, restaurantes e casas noturnas que ficam abertos durante o dia todo.

Se você não abre mão da prática esportiva, certamente encontrará o que procura na Praia dos Ingleses. O endereço é um dos preferidos por turistas e atletas em busca de modalidades como trilhas, passeios de quadriciclo, caiaque, mergulho, snorkel, stand up paddle e surf.

7. Praia Brava

O visual privilegiado e a boa infraestrutura desse local farão com que você queira arrumar a sua mala logo. O seu nome foi dado por conta das ondas e correntes fortes que se formam nas águas. Apesar de não ser a melhor opção para banho, é uma região propícia para a diversão de surfistas.

No local você poderá realizar diferentes programas, desde caminhadas até repousos em locais que servem bebidas e petiscos. No verão os estabelecimentos recebem bandas e DJs para animar os visitantes, fazendo com que grupos de diversas faixas etárias se reúnam na Praia Brava.

8. Praia do Moçambique

Com 8,5km de orla, é a mais extensa praia da capital catarinense e uma das maiores do estado. Cabe destacar que a Praia do Moçambique faz parte do Parque Florestal do Rio Vermelho, uma grande reserva que contém vegetação predominante de pinus.

Não há construções no local, o que contribui para o cenário de lugar deserto. As dunas também potencializam esse efeito, já que limitam o encontro da vegetação rasteira com o oceano. Por ter pouco movimento durante todo o ano, a Praia do Moçambique é uma alternativa para quem procura paz e sossego.

9. Canasvieiras

Popularmente chamada de Canas, combina areia fina às águas quentes, calmas e de tom esverdeado. Tal característica faz de Canasvieiras um dos pontos de encontro preferidos por famílias que querem se divertir sem preocupações.

Também é um destino indicado para pessoas que pretendem realizar diversas atividades em um único dia. Por lá dá para fazer passeios de caiaque, banana boat e escuna. Depois de todo esse agito, a dica é recuperar as energias nos quiosques ou restaurantes que ficam bem perto da praia.

Pronto! Você já tem bons motivos para planejar uma viagem à capital catarinense, seja sozinho ou na companhia de amigos e familiares. Basta selecionar as praias no Sul do Brasil que chamaram a sua atenção e se preparar para viver experiências incríveis.

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de outras dicas para planejar as suas viagens? Então, assine a nossa newsletter!

Leave a Reply