• By Costão
  • 17 de setembro de 2019

Saiba como otimizar o tempo para aproveitar mais momentos de lazer

otimizar o tempo

Saiba como otimizar o tempo para aproveitar mais momentos de lazer

1024 682 Costão do Santinho

A percepção de semanas corridas e sem espaço para atividades de lazer é comum para muitas pessoas. O problema costuma ter relação com o mau gerenciamento da rotina, que passa a demandar mais esforço para a execução de cada tarefa.

Assim, se a sua agenda parece ser composta por dias curtos e excesso de obrigações, talvez esteja na hora de buscar formas de otimizar o tempo. Esse cuidado trará mais organização e energia para você aproveitar bons momentos, seja na própria companhia, seja ao lado de pessoas especiais.

Tem dúvidas de como começar? Acompanhe as dicas deste post e faça as mudanças necessárias!

A importância de otimizar o seu tempo

Uma agenda equilibrada é aquela que concentra diversos tipos de atividades sem priorizar determinado grupo de afazeres. Por conta disso, permite que você se dedique ao trabalho, ao lazer e ao descanso nos horários certos, de acordo com o seu perfil e necessidades.

Mas alcançar essa harmonia exige um pouco de planejamento. Afinal, é impossível dar conta de tudo sem controlar o tempo gasto em cada ação do seu dia. Em outras palavras, é preciso saber quando parar determinado processo para dar início a outros igualmente importantes.

Assim você terá condições de conciliar a agenda pessoal e profissional. Esse é um dos passos fundamentais para aproveitar oportunidades, ter boas experiências e, consequentemente, desfrutar de mais qualidade de vida. Inclusive, os impactos dessa mudança podem trazer benefícios para o seu círculo social.

Amigos e familiares sempre estão presentes nos melhores momentos, por isso, compensa dividir parte do seu tempo com essas pessoas — seja após o expediente, durante as férias ou finais de semana. Uma rotina organizada também promove a interação com novos grupos para ampliar a sua rede de contatos.

Perceba que a otimização do tempo é importante para que uma série de processos ocorram de maneira adequada. Isso impacta positivamente no seu dia a dia porque ajuda a construir relacionamentos fortes, a alcançar objetivos e a aumentar a satisfação com cada conquista.

Dicas para você otimizar o tempo

Diversas estratégias podem ser adotadas para aproveitar melhor os dias. Algumas envolvem alterações na rotina, outras a utilização de ferramentas específicas. Independentemente do potencial de cada uma, é importante que você conheça todas as possibilidades para selecionar práticas que tenham a ver com o seu estilo de vida.

Veja, a seguir, algumas ações eficientes para otimizar o seu tempo.

Acorde mais cedo

Embora pareça óbvia, essa orientação não é levada a sério por muitas pessoas. Acontece que o período da manhã é o mais propício para resolver tarefas automáticas e que costumam tomar o seu tempo ao longo do dia. Abrir e-mails, responder mensagens e conferir notícias são bons exemplos.

Ao levantar mais cedo, você terá condições de resolver uma série de atividades pendentes antes de sair de casa. Isso significa que terá mais minutos extras, tanto para descansar quanto para se dedicar a funções relevantes, seja no ambiente de trabalho, seja nos intervalos realizados.

Estipule metas e tarefas

É muito mais fácil atingir determinado resultado quando você sabe o que precisa fazer e quanto tempo tem para isso. Nesse sentido, procure estabelecer metas para diversas situações da sua vida: dar início a um projeto pessoal, finalizar uma tarefa do trabalho, fazer turismo com a família etc.

Tudo funciona melhor se essas atividades forem registradas em um caderno ou calendário digital. Isso porque ficarão organizadas de acordo com a prioridade e o prazo necessário para a execução. Poder visualizá-las todos os dias também é uma forma de obter motivação para continuar a sua caminhada.

Tenha sempre um plano B

As metas podem se tornar problemas se você não tiver um plano B para cada situação. Entenda que nem sempre os resultados sairão como o esperado, e isso não deve ser motivo para entrar em desespero ou desistir dos seus objetivos.

Se você quer otimizar o tempo para focar no que realmente importa, defina caminhos alternativos. Pode haver plano B, C e até D se achar necessário. O importante é não cair em armadilhas que possam prejudicar a sua rotina ou desanimar você.

Adote bons hábitos

Produtividade é essencial para que o tempo seja bem aproveitado. Porém, é impossível ter um bom desempenho no dia a dia se você dormir mal, ingerir alimentos pobres em nutrientes e viver de forma sedentária.

Tanto o corpo quanto a mente precisam de energia para dar o melhor em cada tarefa. Para isso, é importante adotar bons hábitos em diversos aspectos. Mantenha uma dieta variada, faça exercícios e certifique-se de descansar o suficiente todos os dias.

Momentos de pausa entre uma atividade e outra, bem como trabalho intercalado com práticas divertidas, também são essenciais. Assim você elimina a sensação de que vive sempre ocupado com programas que não trazem nenhuma realização.

Use a tecnologia a seu favor

Softwares, plataformas e programas específicos são excelentes aliados de quem atua em empresas ou precisa manter a produtividade durante viagens de trabalho. Logo, por que não aproveitar a tecnologia em diferentes momentos da sua vida?

Existem diversos aplicativos (gratuitos ou pagos) para otimizar o tempo. Com eles você consegue gerenciar tarefas, montar calendários e até contabilizar os minutos gastos em cada atividade. Vale a pena testar algumas ferramentas e ter acesso a inúmeras funcionalidades pelo celular.

Alinhe as rotinas

Toda pessoa tem a sua rotina e, muitas vezes, ela não é compatível com a de outros indivíduos. Isso pode ser um problema se você procura passar mais tempo ao lado de amigos e familiares. A solução, nesses casos, é buscar formas de reunir o grupo em horários alternativos.

Para quem tem filhos pequenos, por exemplo, a dica é criar o hábito de almoçar e jantar à mesa todos os dias. Esse período pode ser aproveitado para que os pais acompanhem a rotina das crianças e conversem sobre assuntos da família.

Da mesma forma, um casal pode treinar junto na academia e curtir a companhia do outro. Se o objetivo é planejar um encontro com os amigos, o ideal é propor a ideia com antecedência para que todos consigam marcar presença — no cinema, bar ou espaço público.

Programe passeios

Às vezes os pequenos intervalos da rotina diária não são suficientes para aproveitar a companhia de pessoas queridas. Portanto, se você sente a necessidade de passar mais horas ao lado de quem gosta, precisa planejar passeios — de curta ou longa duração.

Chame a família para conhecer um destino interessante pelo menos uma vez ao ano. É legal pedir sugestões a todos e definir um local que agrade. Pode ser praia, campo ou um roteiro mais aleatório, contanto que a organização da mala de viagem seja apenas o começo de um dia ou semana incrível.

Essa foram as nossas sugestões para otimizar o tempo e valorizar cada segundo do seu dia. Uma forma de garantir melhores resultados é combinar as dicas listadas e indicá-las para as pessoas de seu convívio. Assim, todos estarão em sintonia para aproveitar bons momentos.

Se gostou deste artigo e quer acompanhar outros conteúdos, assine a nossa newsletter agora mesmo!

Leave a Reply