• By Costão
  • 20 de setembro de 2019

Embaixador do Churrasco: a cultura gaúcha no Costão do Santinho

Embaixador do Churrasco: a cultura gaúcha no Costão do Santinho

1024 683 Costão do Santinho

Costão Farroupilha traz workshop sobre churrasco para a programação do resort

No dia em que se comemora a Revolução Farroupilha, 20 de setembro, o Costão homenageia os gaúchos por meio de um dos maiores símbolos da cultura do Rio Grande do Sul: o churrasco.

Entre tantas tradições mantidas ao longo dos anos pelo povo gaúcho, a culinária é uma das mais fortes. E essa paixão, muitas vezes, vira profissão. Foi o que aconteceu com o empresário Mauro Camargo, natural de Porto Alegre, que já acumula mais de 20 anos de experiência na preparação do alimento.

Ele lidera o projeto Embaixador do Churrasco, que consiste na realização de palestras e eventos, principalmente em empresas, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o tema, de forma lúdica e atrativa.

Do açougue à churrascaria

“Um verdadeiro mestre churrasqueiro sabe que o sucesso do churrasco começa no açougue”, revela Mauro. No caso dele, isso aconteceu literalmente. Ele teve que assumir o açougue da família quando era jovem e, nesse ambiente, começou a adquirir na prática o conhecimento sobre as carnes e o preparo de um bom churrasco.

Com o tempo, o açougue virou um bar e restaurante, batizado de Cia do Churrasco. A partir daí, percebeu o interesse do público no assunto, a vontade de aprender sobre o preparo da carne e, então, teve uma ideia. Ele levaria esse conhecimento para quem quisesse, por meio de workshops, palestras e cursos. Nesse momento, Mauro tornou-se oficialmente o “Embaixador do Churrasco”.

Churrasco no Costão

O workshop do Embaixador do Churrasco marca presença nas comemorações do Costão Farroupilha, programação do resort que homenageia a cultura gaúcha. Mauro explica que seu objetivo é realizar uma atividade lúdica, cheia de brincadeiras e participações do público. Assim, ele transmite de forma envolvente, em momentos de ensino e descontração, os detalhes e segredos de um bom churrasco.

Mauro demonstra o quanto fica satisfeito em levar essa prática a cada vez mais pessoas e, agora, também ao público do Costão do Santinho. Segundo ele, o amor pelo que faz é sua motivação e também o segredo para o sucesso do seu projeto. “Eu não trabalho, para mim o churrasco é um prazer constante.”

6 Dicas do Embaixador do Churrasco

Mauro já foi longe com o seu projeto. Foi contratado para fazer uma consultoria para iranianos que queriam montar uma churrascaria de luxo no Irã. Mas ele lembra que o churrasco é acessível a todos e que a simplicidade é característica principal desse prato típico gaúcho.

E algumas dicas nunca são demais né? Vamos dar um gostinho do que Mauro transmite em suas aulas. Confira agora um checklist do sucesso para o preparo de um bom churrasco, feito pelo Embaixador:

1) Se você está começando, escolha apenas um tipo de carne e foque no preparo dela;

2) Respeite o tempo de cada etapa do preparo, desde a hora de acender o fogo, até o tempo da carne na churrasqueira;

3) Saiba exatamente o número de convidados, para não errar na quantidade de carne;

4) Faça uma lista dos ingredientes básicos que precisam ser comprados;

5) Deixe separados e organizados os utensílios necessários para o preparo;

6) Surpreenda seus convidados: uma opção é preparar um abacaxi assado na canela!

Ficou com água na boca? Confira o site do Embaixador do Churrasco e acesse mais dicas sobre o assunto.

E fique de olho na programação do Costão do Santinho! Temos diversos eventos divertidos e interessantes acontecendo. Acesse nosso site!

Leave a Reply