• By Costão
  • 27 de setembro de 2019

Separamos 7 opções de destinos em Florianópolis que você deve conhecer

destinos em florianópolis

Separamos 7 opções de destinos em Florianópolis que você deve conhecer

1024 683 Costão do Santinho

Conhecer lugares novos é um dos prazeres da vida, você não acha? E se esses lugares estiverem rodeados de praias e belezas naturais, melhor ainda! Por isso, preparamos este artigo para apresentar 7 destinos em Florianópolis e mostrar por que vale a pena visitá-los.

Aqui, você vai conhecer praias belíssimas, um mirante, a Lagoa da Conceição, o Centro Histórico, um resort e uma fortaleza. Preparou o fôlego? Então, vamos à leitura!

7 alternativas de turismo e destinos em Florianópolis

Alguns dizem que há 42 praias em Florianópolis, outros, afirmam que elas chegam a 100. A verdade é que as belezas naturais e o patrimônio histórico do local são incontáveis e inigualáveis.

Então, prepare-se para arrumar as malas, pois agora vamos conferir 7 opções de destinos para conhecer na Ilha da Magia!

1. Ilha do Campeche

Águas cristalinas, cujos tons se misturam entre verde e azul-claro, areia fina e branquinha, pedras e o verde da natureza ao redor dão um toque paradisíaco à praia, que lembra as praias do Caribe e pode ser visitada por meio de barco ou bote inflável.

Para quem quer apreciar a história e a cultura do local, é interessante lembrar que nas proximidades há trilhas que guiam para sítios arqueológicos com inscrições rupestres. A Ilha do Campeche também é uma ótima opção para aqueles que gostam de mergulho, pois há passeios guiados que permitem admirar e sentir ainda mais a natureza e a sua energia.

2. Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é um dos cartões-postais da ilha e um dos espaços mais agitados da cidade. No local conhecido como “centrinho” há bares, restaurantes com opções gastronômicas variadas (não deixe de experimentar a sequência de camarões!), baladas e, claro, belas paisagens — viajar na baixa temporada para conhecer o lugar é uma boa opção para quem não gosta de tumulto.

Nessa região, também encontra-se a famosa Avenida das Rendeiras, na qual você pode adquirir rendas de bilro de tradição açoriana. Na lagoa, pratica-se stand up paddle e até windsurf, e nas proximidades é possível até mesmo alugar caiaques. Se quiser fazer um passeio de barco, a dica é ir para a Costa da Lagoa.

3. Mirante do Morro da Cruz

Gosta de apreciar belas paisagens? Saiba que Florianópolis tem muitos mirantes que proporcionam vistas incríveis, sendo um deles o mirante do Morro da Cruz, localizado na área insular da cidade.

A 285 metros de altura, certamente é uma das melhores vistas panorâmicas que turistas podem desfrutar — a entrada é gratuita e do morro dá até para ver os bairros centrais e a ponte Hercílio Luz.

4. Centro Histórico

Além das praias e belezas naturais, a cidade também tem outros atrativos que vale a pena conhecer, como a gastronomia focada em frutos do mar e os pontos turísticos históricos. O Centro Histórico é um desses pontos turísticos que não pode ficar de fora da sua viagem. Nele, você pode conferir:

  • a praça XV de novembro, com a sua Figueira Centenária;
  • a Catedral Metropolitana de Florianópolis;
  • o Palácio Cruz e Sousa, que abriga o Museu Histórico de Santa Catarina;
  • o Largo da Alfândega;
  • o Mercado Público de Florianópolis.

Você ainda pode caminhar pelos calçadões, ruas que concentram o comércio da região central.

5. Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Essa Fortaleza, localizada entre as praias do Forte e do Jurerê, faz parte do patrimônio histórico de Florianópolis. A visão da construção imponente é um deleite para aqueles que se interessam pela história do local.

Juntamente com a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones e a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa foi construída para proteger a Ilha de Santa Catarina de ataques em séculos passados.

A construção, que estava em ruínas, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, a partir das décadas de 70 e 80, deu-se início ao processo de restauração.

6. Costão do Santinho

Localizado em frente à deslumbrante Praia do Santinho, esse resort é um dos símbolos de Florianópolis. Ele é ideal para desfrutar de momentos de tranquilidade ou de agito sozinho, com a pessoa amada ou com a família.

De modo geral, é uma ótima opção para as férias de inverno ou verão. Além de contar com toda a estrutura do local, você ainda encontra opções de lazer diversificadas que permitem entrar em contato com a natureza e com a história da ilha e conhecer um pouco mais das belezas de Floripa. Algumas dessas opções são:

  • trilhas no Morro das Aranhas;
  • arvorismo;
  • rafting;
  • mergulho.

Já imaginou escorregar em dunas de areia com uma prancha? Além das opções acima, o Costão também conta com outro atrativo: o sandboard nas dunas, uma das atrações mais procuradas por crianças e adultos que está incluída nos pacotes do resort. Imperdível!

Ainda, vale ressaltar que as trilhas no Morro das Aranhas oferecem uma viagem ao passado por meio das inscrições rupestres, símbolos de uma cultura que permanece viva na história.

7. Praia Lagoinha do Leste

A Praia Lagoinha do Leste é o tipo de destino que fica gravado na mente, mesmo após anos. É um local tranquilo, principalmente em razão da dificuldade de acesso: para chegar à praia, é preciso fazer uma trilha ou ir de barco.

A água cristalina e a calmaria do lugar fazem todo o percurso valer a pena: é um verdadeiro pedaço de paraíso esperando por você em meio à natureza. Há, inclusive, quem vai preparado para acampar ou fazer piqueniques.

Uma dica é levar a quantidade suficiente de bebidas e comidas, já que não há quiosques, restaurantes ou qualquer tipo de produtos à venda — na volta, lembre-se de recolher todo o lixo, ok?

Como você pôde perceber, não é à toa que Florianópolis é conhecida como a Ilha da Magia: seja no mirante do Morro da Cruz ou em praias intocadas em meio à natureza, você vai conferir belezas paradisíacas inesquecíveis.

Uma das nossas missões é ajudar você e os seus acompanhantes a aproveitar o que a cidade tem de melhor. Surpreenda-se com os diferenciais que oferecemos!

Leave a Reply