9 dicas para arrumar mala de viagem sem dor de cabeça

arrumar mala de viagem: mulher loira arrumando mala

9 dicas para arrumar mala de viagem sem dor de cabeça

1024 683 Costão do Santinho

Destino escolhido e passagens compradas, ótimo! Mas e a bagagem? Você é o tipo de pessoa que adora viajar, mas tem dor de cabeça só de pensar em arrumar mala de viagem? Sempre falta espaço ou algo importante é esquecido? Precisa de algumas dicas para tornar todo o processo mais organizado e menos doloroso?

Foi pensando nisso que escrevemos este artigo para você! Aqui, apresentamos alguns métodos, truques e dicas para facilitar a sua vida e as suas viagens. Continue acompanhando!

1. Faça uma checklist

Se planejar, a partir do momento de confirmação da viagem, é fundamental. Quem nunca esqueceu determinado objeto em casa e só lembrou quando já estava longe, bem longe? Por isso, se planejar e fazer uma checklist com dias ou semanas de antecedência e checá-la na hora de arrumar a mala é muito importante.

Antes de montar a lista, reflita sobre o tipo de viagem que vai fazer (a trabalho ou a passeio?), confira a previsão do tempo e leve em consideração a quantidade de dias que vai passar fora. A partir daí, você pode separar a lista em:

  • cuidados diários (produtos para banho, cabelo etc.);
  • maquiagem;
  • peças de roupas;
  • acessórios;
  • coisas necessárias para o destino (protetor solar para praias ou repelentes para trilhas, por exemplo).

É importante detalhar todos os tópicos: no de peças de roupas, por exemplo, anote a quantidade exata de cada item (três shorts, uma blusa, dois vestidos etc.).

2. Separe os itens necessários antes de colocá-los na mala

Isso não só vai ajudar a confirmar os elementos listados na checklist, mas também vai auxiliar você a ter uma dimensão do espaço a ser utilizado na mala. Além disso, é um bom momento para perceber se há muitas coisas desnecessárias ou até mesmo se está faltando algo importante.

O ideal, nesta etapa, é ter mais ou menos a noção da sua programação (dia a dia) e do local a ser visitado. Daí você poderá conferir se a quantidade de calças, shorts, casacos ou roupas de banho corresponde à realidade da viagem.

Ah, e ao colocar as peças de roupa e os objetos na mala, lembre-se de ir riscando os respectivos itens da lista!

3. Escolha a mala certa

Por mais óbvio que possa parecer, este tópico não deve ser negligenciado. A escolha da mala certa previne dores de cabeça na hora de arrumá-la e evita que falte espaço para objetos ou peças imprescindíveis.

A mala deve ser escolhida de acordo com o tipo de viagem e com a quantidade de dias que você ficará no destino escolhido. Se você vai passar dois meses em outro país viajando constantemente, por exemplo, é melhor levar um mochilão, certo? Agora, se você recebeu um convite de um evento relacionado ao trabalho e só vai passar cinco dias em outro local, uma mala menor e mais leve é a opção ideal.

4. Otimize os espaços

Acredite, mesmo tendo escolhido a mala certa, você pode se surpreender com a falta de espaço! Mas antes de se desesperar e gastar alguns — ou muitos! — minutos decidindo qual peça de roupa ou item deverá ser deixado para trás, o ideal é otimizar os espaços. E como fazer isso? Veja algumas opções:

  • enrole as roupas, em vez de dobrá-las, para economizar espaço e organizar a mala;
  • coloque as suas meias dentro dos sapatos;
  • use organizadores;
  • coloque os cintos abertos nas laterais da mala;
  • utilize embalagens menores de shampoo/condicionador;
  • use sacos a vácuo.

5. Tenha um estojo para cabos e eletrônicos

Atualmente, nós viajamos e as tecnologias viajam junto com a gente, não é? Por isso, é preciso saber organizar cabos e demais objetos eletrônicos.

Câmera, pen drives, carregadores, cabo do notebook, cabos auxiliares, tablet: guarde tudo em um só local, seja em um estojo, seja em uma bolsinha! Além de ajudar na organização, essa dica evita que você perca tempo procurando por itens soltos na mala.

6. Escolha peças neutras e com tecidos que não amassam

Viajantes precavidos certamente já utilizam esse método. E, a não ser que você realmente tenha um apego por roupas mais chamativas ou com estampas exclusivas, o recomendado é levar peças neutras e básicas, que combinem entre si, caso precise utilizá-las mais de uma vez. Essa prática facilita a montagem de looks para diversas ocasiões.

E atenção: para não precisar enfrentar situações de conflito, como perceber que uma peça está muito amassada antes daquele jantar importante, prefira tecidos que não amassam.

7. Deixe o que amassa por cima

Sabemos, nem tudo são flores e você precisa levar aquela blusinha preferida ou aquela camisa que amassa com facilidade, não é? Mas, calma, pois temos uma dica para isso também!

Coloque primeiro na mala as peças que menos amassam ou que podem ser amassadas, como toalhas e pijamas, e deixe as roupas mais delicadas por cima. Viu? Simples e evita dores de cabeça.

8. Use organizadores

Arrumar mala de viagem não é uma tarefa fácil, mas bolsinhas organizadoras já são as queridinhas de muitos viajantes, pois otimizam o espaço interno da mala, auxiliam a organização e facilitam todo o processo de arrumação.

Lembra dos tópicos da checklist? Para facilitar ainda mais, você poderá usar uma ou mais bolsinhas para cada item — em relação às peças de roupa, por exemplo, você pode utilizar um organizador para shorts e calças e outro para vestidos, blusinhas e camisas.

9. Utilize uma mala de mão

Apesar de ser a última dica, é uma das mais importantes. Isso porque os seus documentos pessoais, celular, remédios e outros itens importantes devem estar com você a todo momento.

Em viagens longas, os mais precavidos podem até mesmo optar por levar na mala de mão:

  • uma muda de roupa;
  • desodorante;
  • travesseiro de pescoço;
  • livro;
  • algo para comer.

Enfim, vimos neste texto algumas formas de arrumar mala de viagem com mais facilidade e organização. Ao seguir as dicas acima, você provavelmente não esquecerá nenhum item em casa, terá o espaço necessário para levar tudo o que precisa e encontrará com facilidade o que procura dentro da mala.

E aí, gostou do artigo? O que acha de apresentar as dicas acima para os seus amigos e parentes que vivem viajando? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais!

Leave a Reply